fabrica[1]

HISTÓRIA DA CHOCOLATE PAN

A PAN – Produtos Alimentícios Nacionais S.A. – foi fundada pelos engenheiros Aldo Aliberti e Oswaldo Falchero e encontra-se localizada na Rua Maranhão, 835, na cidade de São Caetano do Sul, no Estado de São Paulo.

O que marcou a Chocolate PAN, foi a forma de seu lançamento no mercado: os engenheiros Aliberti e Falchero colocaram um anúncio em um jornal de grande circulação da época, que no dia 12 de dezembro de 1935, um foguete seria lançado para a Lua. Todos ficaram ansiosos por saber de onde seria, na data prevista uma multidão se reuniu no Campo de Marte a espera do foguete e nada aconteceu. No dia seguinte foi noticiado que o foguete representava os produtos da PAN que estavam chegando ao mercado.

Naquela época, as balas eram fabricadas em tachos e o “ponto” era conseguido por confeiteiros; o formato era dado através de prensas e embrulhadas a mão, uma a uma.

Os principais concorrentes na época era a Falchi, Gardano, Sonksen, Dizioli, Rocco, Garoto e Laf.

Os primeiros produtos fabricados pela PAN foram o Cigarrinho de chocolate, Bala Paulistinha (inspirada na Revolução Constitucionalista de 1932), Barras de Chocolate em formato de quadrado, peixe e charuto e fabricadas com uma massa de chocolate pouco refinada e embrulhados em papel alumínio, o que era comum na época.

fundacao Cigarrinho de chocolate Carro chocolate pan

Outro fato marcante da Chocolate PAN foi um concurso promovido, através de um álbum com figuras astronáuticas (baseadas em Júlio Verne), em 1941, e as pessoas encontravam as figurinhas nas Balas Paulistinhas para colarem em seus álbuns, para as pessoas que trouxessem alguma página do álbum preenchida ou até o álbum inteiro, eram dados diversos prêmios O sucesso foi tão grande que a promoção durou 2 anos e, por isso a PAN precisou aumentar bastante a sua produção de balas.

Por volta de 1970, a PAN se desenvolveu mais, se automatizando, ampliando a sua linha de produtos e se fortalecendo no mercado. Os seus produtos atuais mais vendidos são: Pão-de-Mel (lançado em 1.945), Granulado para doces e bolos, Moedas de chocolate ao leite, bombons e bala de goma.

A Chocolate Pan foi pioneira ao criar para o mercado nacional o primeiro chocolate diet ao leite.

Desde o início até 2005, a empresa teve como Diretor Presidente, o fundador engenheiro Oswaldo Falchero. Essa continuidade permitiu que a CHOCOLATE PAN mantivesse o reconhecimento e tradição de empresa estável, sólida e séria, continuando a produzir com qualidade os seus produtos.

Em outubro de 2016, aos 81 anos, a Pan mudou de mãos. O negócio familiar de chocolates, balas e doces foi adquirida pelo do Grupo Brasil Participações, que tem planos arrojados para recolocar a fabricante na casa do consumidor brasileiro e posicioná-la entre as maiores indústrias do ramo no País.